Remédio que faz crescer novos dentes será testado em humanos

Cientistas japoneses deram um passo importante no desenvolvimento de um remédio capaz de fazer crescer novos dentes. Após obterem resultados promissores em testes com camundongos, a equipe liderada pelo pesquisador Katsu Takahashi, do Departamento de Odontologia e Cirurgia Oral do Medical Research Institute Kitano Hospital, no Japão, planeja iniciar os testes em humanos no próximo ano.


O trabalho de pesquisa para estimular o crescimento de dentes começou em 2005, quando Takahashi conseguiu obter sucesso em roedores. Os cientistas identificaram que o gene USAG-1, que afeta diretamente o crescimento dentário, pode ser bloqueado para permitir o desenvolvimento de novos dentes. Testes realizados em camundongos e furões utilizando uma droga para bloquear esse gene tiveram resultados surpreendentes, regenerando dentes completos em um único procedimento.


O foco dos estudos são pacientes que sofrem de anodontia ou agenesia, uma condição genética rara que leva à ausência total de dentes. Essa doença, mais comum em mulheres, pode causar a falta de seis ou mais dentes. A expectativa é que o novo medicamento, sendo testado em humanos, possa oferecer uma solução para esses pacientes, permitindo o crescimento de dentes naturais.


Para Katsu Takahashi, a possibilidade de cultivar novos dentes é um sonho para os dentistas. Ele tem trabalhado nesse projeto desde sua pós-graduação e está confiante de que será capaz de tornar isso uma realidade. O desenvolvimento do primeiro remédio para fazer crescer novos dentes representa uma grande conquista na área odontológica e pode trazer esperança para aqueles que sofrem com a anodontia (ausência de dentes), melhorando significativamente sua qualidade de vida.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP