Dar 8.000 passos por semana reduz o risco de mortalidade, aponta estudo

Pesquisas anteriores indicaram que pessoas que fazem caminhadas regulares, especialmente aquelas que alcançam 8.000 passos ou mais por dia, têm uma taxa de mortalidade mais baixa. No entanto, há menos informações disponíveis sobre os efeitos benéficos à saúde de realizar caminhadas vigorosas apenas em alguns dias da semana.

Um estudo recentemente publicado no JAMA Network Open analisou a relação dose-resposta entre o número de dias em que uma pessoa realiza 8.000 passos ou mais e a mortalidade entre adultos nos Estados Unidos.

Nesse estudo de coorte envolvendo 3.101 adultos participantes, foi identificada uma relação dose-resposta entre o número de dias em que as pessoas atingem a marca de 8.000 passos ou mais por semana e uma redução no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e todas as causas ao longo de um período de 10 anos. Mesmo aqueles que conseguiram realizar 8.000 passos ou mais em apenas 1 ou 2 dias durante a semana também mostraram um risco substancialmente menor de mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares.

Os resultados desse estudo sugerem que, para adultos que enfrentam desafios em manter um exercício regular, alcançar a meta diária de passos recomendada em apenas alguns dias por semana pode proporcionar benefícios significativos para a saúde.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP