Mulher é multada por bater demais em homem que tentava estuprá-la
Uma jovem de 25 anos foi multada por “excesso de resistência” ao lutar contra um homem que a estava atacando sexualmente. Milica Živković compareceu ao tribunal de Kolašin, em Montenegro, inicialmente como vítima, mas acabou sendo punida por “ter ultrapassado os limites da legítima defesa”.
No início deste mês, a mulher montenegrina voltava para casa com um amigo após uma noite fora, quando percebeu que um homem estava seguindo-os. Apesar de suas tentativas de falar com eles, os dois optaram por ignorar seus avanços.
O que se desenrolou depois fez Milica temer por sua vida e antecipar o pior cenário, como relatou a estudante universitária ao “Metro”.
“Ele agarrou meu queixo. Depois disso, agarrou a área íntima inferior. Para me defender, eu reagi atingindo-o com punhos fechados e abertos, o que aprendi durante meus quatro anos de treinamento em kickboxing. Nestes momentos, só se pode temer o pior. Lutei com todas as minhas forças e, claro, o nocauteei”, contou Milica.
A penalidade imposta a Milica gerou críticas por parte de várias organizações de direitos das mulheres em Montenegro. Na semana passada, milhares de pessoas, em sua maioria mulheres, saíram às ruas em várias cidades em protesto contra a violência sexual em todo o país dos Bálcãs, em solidariedade a Milica. O primeiro-ministro de Montenegro, Dritan Abazović, classificou a decisão do tribunal como “dilacerante” e entrou em contato com Milica para expressar sua solidariedade.
“É lamentável que exemplos como esse confirmem a necessidade de mudanças no sistema judiciário e no Ministério Público”, ressaltou o líder. “No entanto, Milica não recuou, defendeu-se corajosamente e com calma do agressor, que acabou sendo derrotado e sofreu as consequências”, acrescentou.
Comments