Nove estados brasileiros declararam emergência por causa da gripe aviária

Com a declaração de emergência zoosanitária em São Paulo, anunciada no dia 15 de agosto, o Brasil eleva para nove o número de estados em situação de emergência devido à gripe aviária.

O decreto emitido pelo governo paulista, motivado pela detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, terá uma vigência de 180 dias.

Na declaração, o governo de São Paulo alerta que aves doentes ou mortas não devem ser manuseadas sem o uso de equipamento de proteção individual. Caso haja suspeita da doença, é crucial acionar imediatamente a Defesa Agropecuária.

A situação de emergência também foi decretada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná.

Até o momento, já foram confirmados 19 casos de gripe aviária no Brasil, incluindo dois em criações domésticas. Destes, 13 ocorreram em São Paulo. Os casos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país.

Em maio deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou estado de emergência em todo o território nacional e solicitou aos governos estaduais que seguissem essa medida.

De acordo com o MAPA, o Brasil é o principal exportador mundial de carne de frango, respondendo por 35% do mercado internacional. Contudo, apesar desse fato, o país é um dos poucos que ainda mantêm o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves de produção comercial.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP