Estimativa da safra goiana de grãos 2022/23 é revista para cima

As perspectivas favoráveis para as culturas de segunda safra, como milho e sorgo, levaram a uma revisão positiva das estimativas de produção de grãos para o ciclo 2022/2023 em Goiás. De acordo com o 11º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é previsto que as colheitas nas terras goianas alcancem 32,1 milhões de toneladas, superando a estimativa anterior de 31,5 milhões de toneladas divulgada em julho.

Caso esses números se confirmem, representará um aumento notável de 11,2% em relação à quantidade de grãos colhidos durante a Safra 2021/2022.

“Além de ultrapassar o marco histórico de 30 milhões de toneladas de grãos, demonstraremos ao Brasil a pujança da agricultura goiana, que figura como o terceiro maior produtor de grãos no país. As condições climáticas foram favoráveis, porém é importante destacar que esse êxito é resultado de esforço incansável, investimento em conhecimento e tecnologia”, ressalta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Safra Goiana

As safras de milho e sorgo, atualmente em fase de colheita da segunda safra, receberam reavaliações em seus desempenhos. A estimativa para a produção de milho em Goiás subiu de 11,6 milhões para 12,1 milhões de toneladas. A Companhia Nacional de Abastecimento atribui esse aumento a precipitações na Região Sudoeste, que beneficiaram o enchimento dos grãos nas lavouras mais tardias, resultando em um aumento nas projeções de produtividade média.

Em relação ao sorgo, a produção estimada, que anteriormente era de 1,3 milhão de toneladas, foi ajustada para 1,4 milhão de toneladas. Essa revisão é atribuída às chuvas e ao aprimoramento no manejo de pragas, como o pulgão.

Os números das estimativas para o algodão e o feijão (este último em fase de colheita da terceira safra) também foram revistos para cima em relação ao levantamento anterior. A projeção de produção de algodão em Goiás aumentou de 122,4 mil toneladas para 123,6 mil toneladas. Enquanto isso, a perspectiva para a produção de feijão subiu de 284,3 mil toneladas para 286,1 mil toneladas. No entanto, as estimativas para culturas como arroz, girassol e soja permaneceram inalteradas em relação ao levantamento anterior, com números de produção de 81,6 mil toneladas, 48,7 mil toneladas e 17,7 milhões de toneladas, respectivamente.

Safra Nacional

A Conab projeta que a safra brasileira de grãos para o ciclo 2022/2023 atingirá a marca de 320,1 milhões de toneladas, representando um aumento de 17,4% em relação ao resultado do ciclo 2021/2022. Vale destacar que essa previsão também foi revisada para cima em relação aos números divulgados no levantamento anterior da Conab, realizado em julho, quando a estimativa para o volume total era de 317,6 milhões de toneladas de grãos.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP