Vaping e cigarro tradicional causam danos semelhantes ao DNA

Uma recente pesquisa conduzida pela University of Southern California, nos Estados Unidos, revelou que tanto aqueles que consomem cigarros convencionais quanto aqueles que fazem uso regular de dispositivos de vaporização (vapes) apresentam níveis equivalentes de danos ao DNA.

Nesse estudo, os cientistas analisaram células epiteliais coletadas da boca de indivíduos que usam vapes, fumantes de cigarros tradicionais e pessoas que nunca fumaram. Os resultados indicaram que tanto os vapers quanto os fumantes possuíam mais do que o dobro de danos no DNA em comparação aos não usuários. Além disso, foi constatado que a natureza do dano ao DNA causado pelo fumo e pela vaporização era bastante semelhante.

Os pesquisadores observaram que os danos ao DNA pareciam ser mais acentuados em vapers que utilizavam dispositivos de vaporização (vapes) e modificações (mods), bem como vapes com sabores doces, frutados ou de menta, os quais são muito populares entre os adolescentes.

Essa deterioração do DNA na camada de revestimento da boca, onde se localizam as células epiteliais, normalmente está associada a um aumento do risco de diversas doenças crônicas, incluindo câncer e condições inflamatórias.

Fonte: Boa Saúde

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP