Indicado por Lula, Zanin toma posse no STF nesta 5ª feira

O ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, de 47 anos, tomou posse como novo ministro do STF nesta quinta-feira (3), substituindo o magistrado Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Zanin foi sabatinado e aprovado pelo Senado, obtendo 21 votos a favor e 5 contra na CCJ e 58 votos a favor e 18 contra no plenário.

Ele desempenhou um papel essencial para permitir que o presidente Lula concorresse às eleições em 2022, ao protocolar no STF o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações contra o presidente. Zanin e sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, têm defendido Lula desde 2013, atuando no escritório Zanin Martins.

Formado em direito pela PUC-SP em 1999, ele é especialista em litígios empresariais e criminais, tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, foi professor de direito civil e direito processual civil na Fadisp e é membro de diversas instituições jurídicas.

Embora Zanin tenha sido o escolhido, Lula também considerou o nome do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, de 43 anos, que já atuou como assessor no gabinete de Lewandowski. Atualmente, Almeida Neto é diretor jurídico da CSN. Com a posse, Zanin poderá permanecer no STF até completar 75 anos, em 15 de novembro de 2050.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP