Gel impresso em 3D pode ser opção para pessoas com dificuldade de ingerir alimentos

Um grupo de pesquisadores da USP em colaboração com universidades da França desenvolveu géis de leite e sucos de frutas para atender às necessidades de pessoas com disfagia, uma condição que dificulta a ingestão de alimentos e impõe restrições à dieta. A principal inovação desse estudo foi a incorporação da tecnologia de impressão 3D no processo de produção, resultando em alimentos com textura aprimorada e garantindo uma melhor absorção de nutrientes pelo organismo.

Os géis foram testados em laboratório e têm potencial para se tornarem uma alternativa de dieta viável para pessoas com disfagia, mediante avaliação médica e nutricional, bem como a aprovação dos órgãos reguladores. Os resultados dessa pesquisa foram detalhados em dois artigos científicos, publicados nas revistas “Innovative Food Science & Emerging Technologies” e “Food Research International”.

A disfagia é uma condição que causa dificuldade na mastigação e deglutição, limitando a ingestão de certos alimentos e podendo levar a problemas como desnutrição. Pedro Augusto, ex-professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, um dos responsáveis pelo projeto, mencionou que essa condição pode ser decorrente de doenças, como cânceres de cabeça e pescoço, ou estar associada ao envelhecimento. Atualmente, Pedro Augusto é professor na Université Paris-Saclay, CentraleSupélec, no Centre Européen de Biotechnologie et de Bioéconomie (CEBB), em Pomacle, na França.

O objetivo geral do estudo foi utilizar a tecnologia de impressão 3D como ferramenta para desenvolver novos alimentos e aplicações biomédicas, a fim de melhorar a qualidade de vida da população, principalmente daqueles com disfagia. A professora Bianca Maniglia, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, explicou que a pesquisa busca oferecer alternativas para esse público, que poderão ser avaliadas por médicos e nutricionistas e, eventualmente, integrar uma dieta específica para a disfagia.

Durante o estudo, os cientistas investigaram a produção de géis utilizando sucos de frutas e leite como base. Esses géis incluíram ingredientes naturais, como açúcares e proteínas, e foram projetados para serem impressos em 3D, garantindo a textura adequada para pacientes com disfagia. Esses alimentos são ricos em nutrientes e compostos bioativos, porém, muitos pacientes com essa condição enfrentam dificuldades em engolir líquidos, correndo risco de engasgar ou aspirar esses alimentos para os pulmões, o que pode ter consequências graves para a saúde.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP