Desenrola Brasil: criminosos distribuem links falsos no WhatsApp e Facebook
Hoje, em todo o Brasil, foi lançado o programa de renegociação de dívidas chamado Desenrola Brasil. Contudo, devido à grande repercussão do tema, ele já está sendo usado como isca para fraudes que circulam no WhatsApp e nas redes sociais.
Ao pesquisar pelo termo “desenrola” na biblioteca de anúncios do Facebook, são exibidos diversos links patrocinados, e alguns deles redirecionam para sites fraudulentos. Um desses links apresenta um chatbot de autoatendimento que faz perguntas e responde com promessas enganosas sobre o programa de renegociação de dívidas, como descontos de até 99%.
Além disso, outro link vende um suposto “Guia do nome limpo” por R$ 27, permitindo o pagamento via Pix ou cartão de crédito. Importante ressaltar que os posts identificados pela reportagem da Folha de S. Paulo foram patrocinados, ou seja, os golpistas pagam à Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, para alcançar mais pessoas nas redes sociais.
Como se proteger
Para evitar cair em fraudes, a empresa de cibersegurança Kaspersky recomenda:
– Desconfie de promessas exageradas;
– Verificar o endereço do site, que pode conter erros gramaticais e trocas de letras por números;
– Ter um antivírus instalado no aparelho, o software tem uma lista de sites suspeitos, que pode impedir o golpe.
O Ministério da Fazenda, ao ser consultado pela Folha de S. Paulo, informou que divulga orientações sobre o programa nas redes sociais. A pasta ressalta que as pessoas devem denunciar as fraudes às instituições representativas do setor bancário, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira dos Bancos Comerciais (ABBC) e a Zetta.
Comments