Petrobras anuncia redução de 7,1% no preço do gás natural

A Petrobras informou que o preço de venda do gás natural terá uma redução média de 7,1% por metro cúbico em comparação ao trimestre de maio a julho. Essa queda é resultado das variações nos preços do produto e do transporte por dutos.

Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela empresa às distribuidoras acumula uma redução de aproximadamente 25% ao longo do ano. A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de agosto e seguirá os contratos previamente acertados entre a companhia e as distribuidoras.

É importante ressaltar que os contratos firmados com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, vinculando essa variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

No trimestre em questão, o petróleo teve uma queda de 3,8%, e o câmbio teve uma apreciação de 4,8%, influenciando diretamente na redução do preço do gás natural.

A Petrobras esclarece que o preço final do gás ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, que leva em conta suas margens de lucro, bem como os tributos federais e estaduais envolvidos. As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, seguindo a legislação e regulação específicas. A Petrobras destaca ainda que essa atualização não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), que é envasado em botijões ou vendido a granel.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP