Poupança registra ganho real acima de 5% pela primeira vez em seis anos
Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a medida oficial da inflação no país, registrar uma queda de 0,08% em junho, a caderneta de poupança passou a oferecer um retorno real acima da inflação pela primeira vez em cinco anos.
Nos últimos 12 meses até junho, os valores investidos na poupança renderam 5,22%, o que representa o melhor desempenho desde agosto de 2017. Embora seja o primeiro aumento acima da inflação, a poupança tem apresentado resultados positivos desde setembro de 2022, quando o investimento teve um rendimento de 0,02%.
No mês anterior à avaliação atual, ou seja, em maio, os investidores que mantiveram dinheiro na poupança obtiveram um retorno de 4,40% ao longo de 12 meses.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a queda da inflação já era esperada e está otimista em relação a mais notícias positivas na economia durante a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que ocorrerá em agosto. Nessa ocasião, o Copom definirá o novo valor da taxa Selic.
Comments