Tocantins em luto: Prestes a completar 95 anos, morre Siqueira Campos, criador do Tocantins
Às 19h25 desta terça-feira, 4, José Wilson Siqueira Campos, ex-governador do Tocantins e criador do Estado morreu aos 94 anos. Ele estava internado na UTI de um hospital particular de Palmas desde o dia 29 de junho, por causa de uma pneumonia bacteriana. Siqueira faria 95 anos no próximo dia 1º de agosto. A informação foi confirmada pelo filho, Eduardo Siqueira Campos. O político foi internado após sentir fortes dores no corpo. Ele chegou a apresentar melhora, mas apresentou crise renal aguda nesta terça-feira e passou por hemodiálise. Ainda não há informações sobre a cerimônia de velório.
O criador do Tocantins
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato no Ceará, em 1928. Era filho de Pacífico Siqueira Campos e dona Regina Siqueira Campos. Ficou órfão de mãe aos 12 anos, falecida em trabalho de parto, e viajou pelo país por quase 10 anos, em busca de oportunidade, chegando a passar parte da adolescência na ruas, até se estabelecer.
Nesse período, trabalhou em várias ocupações e em diversas cidades, até chegar à cidade de Colinas, no então Norte de Goiás, atual Colinas do Tocantins. Antes, passou pelos estados do Amazonas (onde foi seringueiro), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Colinas, Siqueira começou a trabalhar na área rural, o que despertou nele a vocação política: fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e deflagrou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Na eleição seguinte foi candidato a vereador, tendo sido eleito com votação expressiva.
Elege-se vereador de Colinas com maior votação (1965) e escolhido presidente da Câmara (1966). Era então filiado a Arena. Integraria também ao longo de sua carreira ao PDS, PDC, PFL, PL e PSDB.
Siqueira foi eleito deputado federal, reeleito por mais quatro mandatos, permanecendo no cargo entre 1971 e 1988, enquanto representante do norte goiano. Chegou a fazer uma greve de fome de 98 horas em favor da separação do estado de Goiás. Siqueira foi, inclusive, deputado federal Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregado ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
A criação do Tocantins, pelos deputados membros Assembleia Constituinte, finalizou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então Norte de Goiás em prol da divisão do Estado, trazendo a perspectiva de desenvolvimento para uma região que viveu séculos de relativo isolamento. Com o Tocantins finalmente criado, Siqueira Campos se elegeu o primeiro governador, para mandato de dois anos (de 1 de janeiro de 1989 a 15 de março de 1991). Nessas eleições foi eleito na oposição aos governos federal e estadual de Goiás, sendo que este último ainda exercia grande influência sobre política do recém-criado Tocantins.
Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20. À época, a decisão da construção de uma nova cidade para abrigar a capital foi amplamente criticada, sobretudo pelos prefeitos das maiores cidades do Tocantins e pelos maiores líderes que enxergavam na proposta um desperdício de recursos.
Siqueira Campos voltou a ocupar o cargo governador por mais dois mandatos consecutivos (1995 a 1998/1999 a 2003), tendo sido eleito com forte apoio popular novamente na oposição ao governo estadual do PMDB. Siqueira somou após esses dois últimos mandatos, no total, 9 anos e 5 meses à frente do Executivo estadual.
Siqueira era primeiro suplente de Eduardo Gomes (PL). O político chegou a ocupar o cargo em 2019, após o titular tomar posse como secretário de Governo. Siqueira deixa esposa, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, filhos (José Wilson Siqueira Campos Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá, Regina e Pedro Siqueira), além de netos e bisnetos.
Comments