Estudo: jovens brasileiros mais obesos e ansiosos

Um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e pela organização global Vital Strategies mostram que, o índice de obesidade entre jovens brasileiros de 18 a 24 anos cresceu cerca de 90% em apenas um ano. 


Os dados mostram que entre 2022 e 2023, o índice de jovens obesos saltou de 9% para 17,1% no país. Em números absolutos, no ano passado, 1,56 milhão de jovens entre 18 e 24 anos eram obesos, já em 2023, são 2,97 milhões. A pesquisa indica uma série de fatores que podem ter contribuído para o quadro, como o baixo consumo de frutas e verduras, pouca prática de atividade física e tempo exagerado de uso de telas, como celulares e televisão.


Os hábitos seriam relacionados primariamente a qualidade do sono e a saúde mental, que segundo pesquisadores responsáveis, indicam consequências da pandemia do covid. Entre os jovens, 42,8% relatam não dormir bem. Esse público também apresenta alta incidência de diagnósticos psiquiátricos: 2,4 milhões (14,1%) estão com depressão e 5,5 milhões (31,6%) com ansiedade. Para classificar uma pessoa como “obesa”, o estudo, chamado “Covitel”, levou em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP