Gustavo Gayer pode ser cassado após falas racistas
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), em entrevista no podcast “3 Irmãos”, relacionou a existência de ditaduras em países da África à falta de “capacidade cognitiva” da população, e disse que o “Brasil está emburrecido” e “segue o mesmo caminho das nações africanas”.
A declaração foi feita na semana passada, no podcast anteriormente citado, ela motivou um pedido de cassação do parlamentar por racismo no Conselho de Ética da Câmara. Gayer já é alvo de outras duas representações no colegiado da Casa. Na conversa do podcast, um dos youtubers afirmou que o QI da população africana seria menor que o de macacos. “Sabia que tem macaco com QI de 90? O QI na África é de 72.″ O que deixou o deputado confortável para complementar, dizendo que a suposta falta de capacidade cognitiva influencia o surgimento de regimes totalitários.
A complementação de Gayer foi, “Quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter uma democracia, você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender o bom e o ruim e o certo e o errado. Então, tentaram fazer democracia na África várias vezes. Mas o que acontece? Um ditador toma conta de tudo e o povo ‘êêê’. O Brasil está desse jeito, o Lula chegou na Presidência e o povo ‘êê, picanha e cerveja”.
Com o ocorrido exposto, o advogado-geral da União, Jorge Messias, determinou, nesta quarta-feira (28), à Procuradoria-geral da União (PGU) o estudo de medidas jurídicas cabíveis contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) pelas declarações consideradas racistas.
Comments