Seleção Brasileira enfrenta Guiné em partida marcada por combate ao racismo
No sábado, dia 17 de junho, a seleção brasileira masculina de futebol enfrentará Guiné em uma partida amistosa marcada não apenas pelo esporte, mas também pelas manifestações de combate ao racismo. O jogo será disputado a partir das 16h30 (horário de Brasília) no estádio Cornellà-El Prat, pertencente ao Espanyol, em Barcelona, na Espanha. A transmissão ao vivo estará disponível pela Rádio Nacional.
Esta será a primeira partida da seleção após o atacante Vinicius Júnior ser vítima de agressões racistas durante um jogo do Campeonato Espanhol entre o Real Madrid e o Valencia, no Estádio Mestalla. Em um gesto de repúdio ao racismo, a equipe brasileira entrará em campo com um uniforme totalmente preto, algo inédito em seus 109 anos de história. Essa iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) faz parte de uma série de ações organizadas para combater o racismo.
Durante todo o primeiro tempo da partida contra Guiné, os jogadores da seleção brasileira usarão a camisa preta. Após o intervalo, a equipe, comandada interinamente por Ramon Menezes, jogará com a tradicional camisa amarela, também em referência à luta contra o racismo.
Além de ser uma oportunidade para se posicionar publicamente contra o racismo, o jogo também será uma chance para a seleção buscar sua primeira vitória desde a disputa da Copa do Mundo de 2022. Após a eliminação nas quartas de final contra a Croácia, a equipe brasileira teve apenas um amistoso contra o Marrocos, em Tânger, que terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 1.
A seleção brasileira entra em campo com a responsabilidade de representar não apenas o país, mas também enviar uma mensagem de união e igualdade diante do racismo. O esporte tem o poder de unir pessoas e superar barreiras, e o time brasileiro busca fazer sua parte nessa luta.
Comments