Nutricionista japonesa aponta alimentos que não devem ser consumidos
O Japão é um dos países com maior expectativa de vida, além de ser mundialmente conhecido pela longevidade de seus habitantes. Mas qual será a chave para um envelhecimento tardio e saudável? Segundo uma nutricionista da nação asiática, a resposta está na boa alimentação.
Michiko Tomioka estudou nutrição e se especializou em longevidade. Desde que se mudou para os Estados Unidos, ela emite um alerta sobre os alimentos que as pessoas não devem consumir para ter uma vida longa e com saúde. “Quando me mudei, experimentei uma variedade de dietas americanas populares e tendências alimentares, mas meu corpo não respondeu bem a muito disso. Agora, como nutricionista, minha abordagem se concentra principalmente nos hábitos alimentares japoneses”, disse Michiko em entrevista ao portal especializado em bem-estar Make It.
Segundo Tomioka existem alguns alimentos que devem ser abolidos para manter essa longevidade:
Cereais açucarados
Aqueles cereais industrializados que contém bastante açúcar, apesar de serem gostosos e aparentarem saudáveis, não são recomendados pela nutricionista. A grande quantidade de açúcares podem aumentar o risco de hipertensão, obesidade e até inflamação crônica. “Minha alternativa saudável para o café da manhã é o natto, um prato japonês feito de soja fermentada, com um pouco de arroz multigrãos”, diz a especialista.
Cachorro-quente
“Quando quero algo rico em proteínas, mas com pouco sal e conservantes, opto pelo tofu. Também adoro bolinhos de arroz multigrãos com atum envolto em algas marinhas, que contêm minerais importantes como ferro, cálcio e magnésio”, alerta Michiko
Doces
É importante destacar que própria nutricionista falou que não é necessário abrir mão completamente dos doces, porém devemos selecionar bem os que vamos consumir, como ela exemplifica “Para satisfazer meus desejos de doce, como pudim de semente de chia com mel ou xarope de agave, banana congelada ou chocolate amargo sem açúcar”.
Queijos cremosos
O leite e seus derivados podem ser muito saudáveis para o organismo, mas nem todos os alimentos derivados do leite são benéficos para a saúde, como o cream cheese. “As marcas de consumo mais populares fornecem apenas cinco gramas de proteína e podem aumentar o colesterol” diz Michiko Tomioka.
Comments