Ranking das 10 cidades mais baratas para viver
A consultoria Mercer divulgou recentemente o resultado da pesquisa “Custo de Vida 2023”, que apresenta as 10 cidades mais econômicas para se viver no exterior. O estudo analisou os preços de 200 itens, incluindo alimentos, transporte e produtos de higiene, em 400 cidades ao redor do mundo.
Surpreendentemente, nenhuma cidade brasileira aparece na lista das mais acessíveis para viver, com o destaque sendo São Paulo, que figura como a 12ª cidade mais cara da América Latina em termos de custo de vida, de acordo com a Mercer.
“Hong Kong mais uma vez lidera o nosso ranking de custo de vida das cidades, seguida por Cingapura, que subiu seis posições desde o ano passado, empurrando Zurique para o terceiro lugar. As cidades menos dispendiosas incluem Havana, que caiu 83 posições, em parte devido à desvalorização significativa da moeda no ano passado, além de duas cidades do Paquistão – Karachi e Islamabad”, informou o site da Mercer.
A pesquisa Custo de Vida é realizada pela Mercer desde 1994 e neste ano analisou um total de 400 cidades, sendo que 227 delas foram incluídas no ranking.
O custo de vida é calculado com base na referência de Nova York, utilizando o dólar para facilitar a comparação entre as cidades mais caras e mais baratas. A inflação e as flutuações cambiais também desempenham um papel importante na determinação do custo de vida.
A posição das cidades no ranking é estabelecida com base na média ponderada de várias categorias, sendo que o peso dos alimentos é maior do que o de álcool e tabaco, por exemplo.
“Ainda mais de um ano após a escalada da crise entre Rússia e Ucrânia e o surgimento de variantes mais contagiosas do COVID-19, muitas economias ainda estão lidando com os impactos desses eventos”, explicou a Mercer em relação ao aumento do custo de vida em vários países pesquisados.
Confira abaixo as 10 cidades mais baratas para se viver no mundo:
- Islamabad – Paquistão
- Karachi – Paquistão
- Havana – Cuba
- Bishkek – Quirguistão
- Dushanbe – Tajiquistão
- Windhoek – Namíbia
- Ancara – Turquia
- Durban – África do Sul
- Tunes – Tunísia
- Tashkent – Uzbequistão
Comments