Brasil conquista 45 medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens
A delegação brasileira teve um excelente desempenho nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Bogotá, conquistando um total de 45 medalhas. O evento reuniu atletas com deficiência entre 12 e 20 anos de 20 países.
No sábado (10), foram conquistados 14 pódios, com destaques para o halterofilismo e a bocha. No halterofilismo, competidores com deficiência nos membros inferiores ou paralisia cerebral brilharam e garantiram oito medalhas, incluindo quatro ouros. Na bocha, esporte praticado por atletas com grau severo de comprometimento físico-motor, mais seis medalhas foram conquistadas.
No quadro de medalhas, o Brasil ocupa a quarta posição, com 25 ouros, 12 pratas e oito bronzes. A liderança é da Colômbia, seguida pela Argentina e México.
Devido à falta de classificação funcional para todos os atletas de atletismo e natação, o Brasil não possui representantes nessas modalidades. A competição está em sua reta final, com a seleção masculina de vôlei sentado disputando a semifinal contra a Argentina e o futebol de cegos tendo um confronto entre brasileiros e argentinos pela medalha de ouro.
A delegação brasileira, composta por 96 representantes, conta com 44 atletas beneficiados pelo programa federal Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio individual do mundo. O desempenho dos jovens atletas com deficiência brasileiros é inspirador e demonstra talento e dedicação.
As conquistas do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Bogotá são motivo de orgulho e servem de exemplo para a inclusão e superação de limites. A participação desses atletas é um marco na história do esporte paralímpico e reforça a importância do apoio e investimento na formação de novos talentos.
Comments