Mostra de Teatro Nacional de Porangatu espera mais de 5 mil turistas

A cidade de Porangatu se prepara para receber mais de 5 mil turistas durante o TeNpo 2023, evento que promete movimentar a região com a participação de 14 grupos de dança, circo e teatro nacionais e regionais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a expectativa de público confirma-se pelo aumento na procura pelo setor de hotelaria e pelo ramo de alimentação.


A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, que ocorrerá de 1º a 4 de junho, é realizada pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com investimento de R$ 2,9 milhões neste ano. A prefeitura de Porangatu é parceira no evento, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), também participa como correalizadora.


A prefeita Vanuza Valadares destaca que a maioria dos turistas esperados para o TeNpo provém dos 20 municípios que compõem as regiões norte de Goiás e do sul do Tocantins. Porangatu, sendo uma cidade polo, está organizando caravanas de estudantes em parceria com prefeituras locais, com o objetivo de proporcionar a eles a oportunidade de assistir aos espetáculos e interagir com os acadêmicos do curso de Artes Cênicas da UFG.


Porangatu, com uma população de aproximadamente 44 mil habitantes, possui uma rica cena cultural, incluindo uma biblioteca pública ativa, um centro cultural com atividades de formação continuada, um museu e um programa de preservação do patrimônio arquitetônico do Centro Histórico. A prefeita ressalta que iniciativas como o TeNpo incentivam o envolvimento permanente da comunidade com as artes.


Ao longo dos 18 anos de realização da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, diversos grupos artísticos formados por jovens surgiram na região, buscando profissionalização. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Centro Cultural de Porangatu já atende cerca de 400 pessoas, oferecendo atividades de dança, teatro e música. Os instrutores e monitores das aulas e oficinas são considerados “frutos do TeNpo”.


A prefeita destaca ainda que a Academia Porangatuense de Arte e Letras está em atividade, instalada em um prédio restaurado no Centro Histórico, por meio de concessão pública. A edição de 2023 do festival conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social e

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP