O remédio para perder peso pode ajudar com a luta contra vícios

A Ozempic, uma injeção à base de semaglutida indicada para o tratamento do diabetes tipo 2, que vem sendo usada por alguns para a perda de peso, têm apresentado efeitos colaterais inesperados. Pacientes deram relatos incluem redução da dependência de álcool, do tabagismo e até mesmo comportamentos compulsivos como vício em jogo, roer as unhas ou cutucar a pele.


Outras injeções com o mesmo princípio ativo, como Wegovy, geraram relatos parecidos de seus pacientes. O composto age suprimindo o apetite e, em testes, o Wegovy levou os pacientes a perder um quinto do peso corporal. 


Porém, um estudo de pesquisadores do Imperial College London, que ainda não foi publicado, descobriu que uma droga semelhante à semaglutida pode diminuir a atividade em áreas do cérebro ligadas ao vício. Isso significa que o remédio pode tornar os maus hábitos menos atraentes. “Todas as evidências apontam para o fato de que [drogas como esta] podem tratar o vício. Não sabemos totalmente o que está acontecendo. Achamos que essas drogas podem reduzir a quantidade de dopamina química que é liberada no cérebro em resposta a certos estímulos, como fumo ou álcool, ou possivelmente até mesmo comportamentos compulsivos – compras, vício em internet ou jogos de azar. Estamos analisando se isso poderia prevenir recaídas em pessoas com vícios. As coisas precisam ser investigadas”, disse o médico Tony Goldstone, professor associado do departamento de ciências do cérebro da Imperial e que liderou a pesquisa.


Apesar de ainda estar em estudo, diante de tais evidências, especialistas pedem novos ensaios clínicos para ver se esses medicamentos poderiam ajudar os pacientes a combater comportamentos compulsivos.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP