Prévia da inflação oficial cai para 0,51% em maio

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou uma queda para 0,51% no mês de maio. Essa taxa representa uma desaceleração em relação ao mês anterior e indica um cenário de menor pressão inflacionária.


A prévia da inflação é considerada uma prévia do resultado oficial do IPCA, que é o índice utilizado pelo Banco Central como referência para a meta de inflação estabelecida pelo governo. O IPCA-15 abrange o período do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.


No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação medida pelo IPCA-15 ficou em 9,32%, acima do teto da meta estabelecida para o ano, que é de 5,25%. No entanto, a desaceleração registrada em maio traz um alívio para os consumidores, que têm enfrentado um aumento nos preços de diversos produtos e serviços.


Entre os principais grupos que contribuíram para a queda da prévia da inflação em maio estão: alimentação e bebidas, que passou de 0,53% em abril para 0,35% em maio; transportes, que teve uma variação negativa de -0,12% em maio, contra 1,38% no mês anterior; e habitação, que registrou uma queda de 0,09% em maio, frente a um aumento de 1,47% em abril.


Outros grupos que também apresentaram desaceleração nos preços foram: saúde e cuidados pessoais, vestuário, despesas pessoais, educação e comunicação. No entanto, alguns itens continuaram pressionando a inflação, como os combustíveis, que subiram 4,92% em maio, e a energia elétrica, que teve um aumento de 1,09%.


A desaceleração da inflação em maio pode ser atribuída a diversos fatores, como a redução no preço de alguns alimentos e a diminuição da demanda em determinados setores devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Além disso, o Banco Central tem adotado medidas para conter a pressão inflacionária, como o aumento da taxa básica de juros, a Selic.


Apesar da queda na prévia da inflação em maio, é importante ressaltar que o índice acumulado em 12 meses ainda se encontra acima da meta estabelecida. Portanto, o monitoramento da inflação continua sendo uma preocupação para autoridades e consumidores, que esperam por medidas que possam estabilizar os preços e garantir a manutenção do poder de compra da população.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP