Vinícius Júnior é vítima de racismo na Espanha

O atacante brasileiro Vinicius Junior, jogador do Real Madrid, foi alvo de mais um episódio de racismo durante uma partida no Estádio Mestalla, em Valencia, no último domingo (21). Durante o confronto contra o Valencia, que terminou com a vitória do time da casa por 1 a 0, Vinicius foi alvo de insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. O jogo teve uma pausa de aproximadamente oito minutos devido às ofensas, e o jogador acabou sendo expulso após se envolver em uma confusão.


A situação ocorreu aos 29 minutos do segundo tempo, quando Vinicius Junior, jogando em um ambiente hostil, tentou uma jogada pela esquerda. Nesse momento, uma segunda bola foi arremessada no campo e chutada propositalmente por Eray Cömert, jogador do Valencia, interrompendo a ação. O atacante brasileiro então se dirigiu à parte da torcida adversária atrás do gol e apontou para os torcedores que o insultavam com termos racistas.


O árbitro da partida, De Burgos Bengoetxea, interrompeu o jogo e anunciou pelo sistema de som que a partida só seria retomada caso as ofensas cessassem. Vinicius indicou que estava bem para continuar e o jogo foi retomado após a pausa, com a presença da polícia no local das ofensas.


Nos minutos finais da partida, Vinicius se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e, ao tentar se desvencilhar de Hugo Duro, jogador do Valencia que o segurava pelo pescoço, acabou acertando o rosto do atleta adversário. No entanto, apenas o brasileiro foi punido e expulso da partida. Ao deixar o campo, Vinicius fez gestos provocativos à torcida do Valencia, exibindo o número dois com as mãos. O clube espanhol está lutando para evitar o rebaixamento para a segunda divisão.


Após o jogo, os envolvidos se manifestaram nas redes sociais. Vinicius Junior publicou em sua conta no Instagram que os racistas foram “premiados” com sua expulsão e ironizou: “Não é futebol, é La Liga”. O Valencia emitiu um comunicado afirmando que, embora se tratasse de um “episódio isolado”, não há lugar para insultos racistas no futebol, e destacou que o clube está investigando o ocorrido.


A liga espanhola também emitiu um comunicado informando que solicitou todas as imagens da partida para uma investigação mais aprofundada, incluindo possíveis ofensas dirigidas a Vinicius Junior fora do estádio Mestalla. A nota da La Liga também revelou que foram registradas nove denúncias de práticas racistas contra o jogador brasileiro nos últimos dois anos.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP