Entenda como melhorar seus hábitos alimentares para evitar doenças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou alguns alimentos que seriam inseguros, pois contribuem para problemas de saúde. Esses problemas incluem crescimento e desenvolvimento prejudicados, deficiências de micronutrientes, doenças não transmissíveis e infecciosas e doenças mentais. Globalmente, uma em cada dez pessoas é afetada por doenças transmitidas por alimentos a cada ano.


Uma pesquisadora de nutrição do Centro de Pesquisa em Saúde e População Africana Antonina Mutoro, explica o que causa a contaminação dos alimentos e como reduzir o risco de doenças. “O acesso a alimentos seguros e nutritivos é um direito humano básico do qual muitos não desfrutam, em parte devido à contaminação dos alimentos. Isso é definido como a presença de produtos químicos nocivos e microrganismos nos alimentos que podem causar doenças”. E complementa, “As doenças transmitidas por alimentos também têm impactos econômicos negativos, especialmente em países de baixa e média renda. O Banco Mundial estima que custa mais de US$ 15 bilhões anualmente (mais de R$ 74 bilhões) para tratar essas doenças nesses países. Portanto, é importante ter estratégias preventivas em vigor”.


Antonina também comentou que é de extrema importância se atentar na higiene pessoal quando for lidar com alimentos. Segundo a pesquisadora, a causa mais comum de contaminação dos alimentos é manipular alimentos sem lavar as mãos no momento apropriado, antes de comer e preparar alimentos, após usar o banheiro ou após assoar o nariz, tossir ou espirrar.


No Quênia, Antonina está trabalhando em um projeto que foca na segurança alimentar dos africanos locais, “Como parte da equipe de pesquisa do Centro de Pesquisa em Saúde e População Africana, estou trabalhando no projeto Healthy Food Africa, que visa aumentar a segurança alimentar em assentamentos urbanos informais por meio da promoção da segurança alimentar” diz a pesquisadora. 


Porém os ensinamentos e resultados da pesquisa servem para todo o mundo. Lavar as mãos em momentos-chave, vestir roupas limpas e protetoras durante a preparação de alimentos, armazenar alimentos corretamente, lavar alimentos crus com água limpa, manter alimentos crus e cozidos separados, usar utensílios separados para carnes e para alimentos destinados a serem consumidos crus. Boas práticas agrícolas, como o uso de água limpa e a aplicação de pesticidas aprovados nas quantidades recomendadas, podem ajudar a prevenir a contaminação dos alimentos.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP