Câmara cria dia de memória para vítimas de Covid
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, a ser celebrado anualmente em 12 de março. A proposta, de autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC), agora segue para análise do Senado.
O projeto tem como objetivo prestar uma homenagem à primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, que faleceu em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na zona Leste de São Paulo. O deputado destacou que, após sua morte, em menos de 50 dias, também faleceram sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão.
“A pandemia se transformou em uma inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impactou de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou o autor do projeto.
O parlamentar também lembrou que há um projeto de lei do Senado propondo a construção de um memorial às vítimas da Covid-19.
A declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira (5), de que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional, não diminui a gravidade da pandemia, que já deixou quase 7 milhões de mortos em todo o mundo, segundo dados da própria OMS. Somente no Brasil, mais de 700 mil pessoas perderam a vida para a doença.
A aprovação do projeto de lei que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é uma importante iniciativa para homenagear aqueles que perderam a vida durante a pandemia e para conscientizar a população sobre a gravidade da doença e a importância de se manterem as medidas de prevenção.
Comments