Prefeita de Palmas discute transporte coletivo no Rio de Janeiro
Prefeitos das capitais do Brasil se reuniram nesta quarta-feira (3) na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, para discutir temas relacionados ao transporte coletivo e mobilidade urbana. Durante o encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o financiamento do transporte coletivo foi o primeiro tema abordado.
A prefeita de Palmas e 3ª vice-presidente da FNP, Cinthia Ribeiro, participou da reunião e compartilhou a experiência da cidade após a Prefeitura assumir a gestão do transporte coletivo local. Desde então, a gestão busca alternativas para melhorar a prestação deste serviço. “Tivemos a ousadia de romper com um modelo de concessão, que já não agradava e se estendia por cerca de 30 anos. Seguimos em busca da melhor estratégia de ações e alternativas eficazes para oferecer um serviço de qualidade para a população”, afirmou a prefeita.
Durante a reunião, os prefeitos compartilharam as dificuldades e angústias que envolvem o sistema de transporte e mobilidade das cidades. Para Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e 1º vice-presidente da FNP, a crise do setor se agravou após a pandemia e enfatizou a urgência em encontrar alternativas viáveis e assertivas. Coube ao anfitrião iniciar os debates e dividir com os demais a realidade de sua cidade. Após a fala de Paes, gestores da FNP apresentaram um estudo técnico sobre o transporte coletivo no país.
Outro ponto abordado foi o marco legal regulatório do transporte público. Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da FNP, defendeu a criação e execução de um projeto nacional de transporte coletivo. “Só com a união dos prefeitos conseguiremos encontrar uma solução. Precisamos de um sistema único para esta área”, defendeu.
Além dos prefeitos, secretários municipais também estiveram presentes, entre eles, o presidente da Agência de Transporte Público de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira. Ao todo, 17 representantes de prefeituras e 12 prefeitos de capitais participaram do encontro. A reunião contou ainda com debates sobre outras questões relevantes para o transporte coletivo, como a integração entre os modais e a utilização de tecnologias para melhorar o serviço prestado à população.
Comments