Preso no Brasil, homem causa disputa entre Rússia e Estados Unidos
Sergey Vladimirovich Cherkasov, um homem russo, foi preso por agentes da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), em abril de 2022, ele dizia ser brasileiro apesar do forte sotaque estrangeiro e usava documentos falsos. A polícia mal imaginava que aquele homem poderia colocar o país em uma disputa aberta entre duas potências mundiais: Rússia e Estados Unidos.
Cherkasov foi preso no Brasil após ser impedido de entrar na Holanda, ele usava documentos falsos brasileiros e adotava a identidade de Victor Muller Ferreira. O russo tentava iniciar um estágio no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, a corte investiga e julga crimes de guerra na ocasião. Ele foi preso no Brasil em junho de 2022, com uma pena de 15 anos pelo uso de documentos falsos, Cherkasov admitiu o uso dos documentos falsos e ter se passado por Victor Muller Ferreira por quase uma década, mas negou, até agora, seu envolvimento com qualquer tipo de espionagem.
Em março, o relator do caso, o ministro do STF, Luiz Edson Fachin, deferiu o pedido de extradição feito pelos russos, mas condicionou a entrega de Cherkasov ao fim das investigações sobre sua atuação no Brasil que ainda são conduzidas pela Polícia Federal.
Desde terça-feira passada (25) Cherkasov passou a ser oficialmente disputado pelos governos dos dois países, a Rússia e os Estados Unidos pediram a sua extradição. A decisão final de para onde Cherkasov será extraditado cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Comments