Índice que mede preço de aluguel cai 0,95% em abril
O índice que é usado para calcular o preço dos aluguéis, chamado de Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), teve uma queda de 0,95% em abril deste ano, depois de ter aumentado 0,05% em março. Ou seja, desde o começo do ano, o índice acumula uma taxa de -0,75% e nos últimos 12 meses, a taxa acumulada foi de -2,17%. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta quinta-feira (27).
Segundo o coordenador do Ibre/FGV André Braz, os preços das matérias-primas importantes para a produção de produtos estão em queda, o que acaba impactando os preços para o consumidor final.
O IGP-M é a média de três índices de preços: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Isso ajuda a identificar de quais setores vem a pressão inflacionária no país.
Em abril, o IPA caiu 1,45%, enquanto o IPC aumentou 0,46% e o INCC aumentou 0,23%. O IGP-M é utilizado por empresas de telefonia e de energia elétrica para calcular o valor das tarifas, além de servir como indexador para contratos de empresas de serviços como planos de saúde e educação. Ele também é muito usado para reajustar contratos de aluguel.
Comments