Hugol é referência em cirurgia cardíaca em crianças no Centro-Oeste
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) é um dos principais centros de referência no Centro-Oeste para casos que demandam intervenção hemodinâmica ou cirurgia cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com pesquisas, pelo menos dez em cada mil crianças nascidas no Brasil sofrem de algum tipo de cardiopatia, tornando-se a principal causa de mortes de recém-nascidos. Desde janeiro de 2020 até fevereiro de 2023, o Hugol já realizou mais de 500 cirurgias e procedimentos hemodinâmicos em crianças.
Apenas em 2022, foram realizados 1.291 ecocardiogramas e 295 atendimentos ambulatoriais a crianças com problemas cardíacos, tanto de Goiás quanto de outros estados. Para casos que não exigem cirurgia, o tratamento é realizado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), enquanto os recém-nascidos são encaminhados para o Hospital Estadual da Mulher (Hemu).
O hospital já realizou procedimentos inéditos e trabalha com uma técnica cirúrgica alternativa para o tratamento de tetralogia de Fallot, uma condição rara causada por quatro defeitos cardíacos presentes no nascimento. A cirurgiã cardiopediátrica Laura Amaral Barboza destaca que o tratamento é humanizado, permitindo que os familiares participem ativamente e acompanhem todo o processo, inclusive levando o paciente para dentro do centro cirúrgico.
A enfermeira responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiopediátrica da unidade, Mariana Isaac Remígio Capel, destaca a importância da humanização no tratamento, oferecendo o direito da criança ter um acompanhante 24 horas por dia. Isso permite um acolhimento mais adequado e ajuda na recuperação da criança.
Em resumo, o Hugol é uma referência no tratamento de cardiopatias em crianças no Centro-Oeste, realizando centenas de cirurgias e procedimentos hemodinâmicos desde janeiro de 2020. Além disso, o hospital oferece um tratamento humanizado, permitindo que familiares acompanhem todo o processo e oferecendo um vínculo que contribui para a recuperação da criança.
Comments