Remédio para tratar diabetes é vendido como cosmético
O Ozempic, a “canetinha” com agulha na ponta, é um remédio para diabetes. Atualmente esse medicamento virou uma das principais opções para a perda de peso, mas o uso inadequado pode trazer riscos.
Celebridades e influenciadores digitais do Brasil e do mundo passaram a divulgar o Ozempic como um remédio para emagrecer. Ele foi desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, nele tem uma molécula chamada semaglutida, que foi estudada e aprovada como um tratamento contra o diabetes, mas existia um “efeito colateral”: a perda de peso.
“O Ozempic, aprovado e comercializado no Brasil para o tratamento do diabetes tipo 2, não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para o tratamento de obesidade”, afirma médico entrevistado pela BBC News Brasil. Atualmente, surgiram as versões do medicamento específicas para o tratamento da obesidade, que foram aprovadas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e devem chegar às farmácias do país a partir do segundo semestre deste ano.
Apesar da aprovação pela Anvisa, o remédio não é indicado sem acompanhamento médico, e ele é para casos de obesidade, não emagrecimento especificamente
Comments