Pesquisadora de Goiás cria sensor descartável para medir glicose pela lágrima


Nesta terça-feira (7), a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu um sensor descartável de medição de glicose por meio de lágrimas. 


Esse sensor foi criado pois, pessoas com diabetes precisam, cotidianamente, tirar uma pequena quantidade de sangue para saber como está o nível da sua glicemia. Esse aparelho pode diminuir o desconforto, gerar praticidade e acessibilidade.


Para usar o chamado biossensor colorimétrico, basta encostar o sensor de papel descartável no olho do paciente e, assim, ele saberá como está o nível de glicose no seu organismo. O material foi desenvolvido pela pesquisadora Ellen Flávia Moreira Gabriel ao longo de sua pesquisa de doutorado. Agora a tecnologia é patenteada pela UFG, que tem objetivo de levar a novidade ao sistema público de saúde.


“Cada sensor custa em torno de dez centavos. Então, acreditamos que pode ser um grande benefício para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que tanto o aparelho de medição da glicemia quanto as tiras descartáveis hoje disponíveis no mercado geram um custo alto de investimento”, comenta Ellen.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP