100 dias: Lula refém do Legislativo
Há 100 dias, o presidente Lula assumiu o terceiro mandato no Palácio do Planalto. De acordo com a equipe de transição, a maioria das áreas entregou o que foi planejado para este período, exceto a economia.
Nos primeiros dias, Lula promoveu a reciclagem e a extensão de programas sociais como o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o aumento do auxílio do Bolsa Família para R$ 600 foi uma pauta quente antes mesmo de assumir.
O novo governo também suspendeu leis e medidas aprovadas pelo ex-presidente Bolsonaro, como a retirada de oito estatais da lista de privatizações, incluindo a Petrobras e os Correios.
Nos últimos dias, a divergência entre Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre os juros, e com o senador e ex-juiz Sergio Moro, também marcou esse período.
Embora o PT tenha apoiado os dois presidentes eleitos na Câmara e no Senado, ainda é difícil estimar a base de apoio do governo no Legislativo para futuras propostas, já que o governo ainda não enviou nenhum grande projeto propriamente dito para o Congresso desde que assumiu.
Comments