Consumo de carne bovina no Brasil cai para menor nível em 18 anos

O consumo de carne bovina no Brasil atingiu o menor nível em 18 anos, com uma média de quase 24 kg por habitante em 2022, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa queda no consumo não tem relação direta com a produção da carne, que registrou um aumento de 6,5% no ano passado.


A maior parte dessa produção, no entanto, foi destinada à exportação, que aumentou em quase 24% em 2022. Isso significa que a oferta para o mercado interno foi menor, o que poderia explicar o aumento nos preços da carne bovina no país desde 2020, quando o preço médio subiu 18%, impulsionado pela demanda da China.


Embora o ritmo das altas tenha diminuído nos anos seguintes, os preços continuam subindo. Isso afeta diretamente o bolso dos consumidores brasileiros, que têm menos carne bovina disponível a preços acessíveis.


Dos cerca de 8 milhões de toneladas de carne bovina produzidas no país em 2022, 65% foram para o mercado interno, enquanto 35% foram vendidas no exterior. Isso significa que a carne bovina brasileira ainda é amplamente consumida no país, mas a sua oferta no mercado interno está diminuindo.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP