Saiba como atuam os bancos com taxas mais baixas
Banco Central (BC) mostra em dados que 18 das 39 instituições financeiras que operam o crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já praticavam taxas de até 1,97% ao mês.
No dia 13 o consignado do INSS começou, criando uma polêmica quando o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu o teto de juros do produto de 2,14% para 1,70% ao mês. Essa medida foi liderada por Carlos Lupi, ministro da Previdência, sem o aval das áreas política e econômica do governo. Só 4 instituições cobravam taxas menores do que 1,70% ao mês (patamar desejado por Lupi), segundo dados do Banco Central:CCB Brasil (1,31%), BRB (1,63%), Cetelem (1,65%) e Sicoob (1,68%). Os bancos públicos e privados reagiram à redução e suspenderam a linha de crédito, obrigando o governo a recuar.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alegou que o limite de 1,70% ao mês não seria suficiente para cobrir todos os custos envolvidos e poderia levar a uma redução na oferta de crédito.
Nesta terça-feira (28), em reunião o CNPS recuou parcialmente da decisão e aumentou o teto do consignado do INSS para 1,97% ao mês e do cartão de crédito consignado do INSS para 2,89%. Com isso, Banco do Brasil, Bradesco e Santander já voltaram a oferecer o produto, enquanto Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco disseram que vão retomar a linha de crédito em breve.
Comments