10 anos de diagnóstico errado: Mulher tratada por ansiedade descobre doença cardíaca

Elizangela Santana, de 42 anos, relata ter sofrido com sintomas como taquicardia, arritmia, dedos e lábios roxos e sensação de desmaio desde os seus 15 anos. Durante uma década, ela passou por diversos tratamentos e remédios para tratar o que acreditava ser um transtorno de ansiedade.


No entanto, após um episódio grave, ela foi ao hospital e finalmente recebeu um diagnóstico preciso: PVM (prolapso da válvula mitral), uma doença cardíaca que causa um fluxo sanguíneo anormal e pode levar a complicações graves.


A psiquiatra Bianca Schwab comenta que a confusão entre sintomas de transtornos de ansiedade e doenças cardiovasculares vem da falta de uma avaliação criteriosa.



“Transtornos de ansiedade podem ser considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) e podem piorar o prognóstico cardíaco naqueles com problemas preexistentes”, pontua a especialista.


A história de Elizangela destaca a importância de uma avaliação médica criteriosa e abrangente, para que os pacientes possam receber um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para sua condição de saúde. A confusão entre sintomas de transtornos de ansiedade e doenças cardiovasculares pode levar a diagnósticos errados e, consequentemente, a tratamentos ineficazes e até mesmo prejudiciais para o paciente.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP