Banco Central mantém taxa de juros básicos em 13,75%
O Banco Central (BC) decidiu manter os juros básicos da economia, chamados de taxa Selic, em 13,75% ao ano. A decisão foi unânime e já era esperada pelos analistas financeiros. Segundo o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), o cenário internacional piorou desde a última reunião, com problemas em bancos dos Estados Unidos e Europa e inflação alta em vários países. No Brasil, a desaceleração da economia continua e a inflação está acima do teto da meta.
O Copom também mencionou incertezas em relação ao futuro das finanças do governo, mas elogiou a recente reoneração parcial da gasolina e do etanol. A taxa Selic continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a quinta vez seguida que o BC não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto de 2021.
Antes disso, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, iniciando um ciclo que começou com a alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Com a pandemia de covid-19, o Banco Central derrubou a taxa para 2% ao ano, para estimular a produção e o consumo. A taxa Selic ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.
Comments