Após refeição, jovem tem braços e pernas amputadas
Um jovem de 19 anos sofreu reações severas após consumir as sobras de uma refeição feita de macarrão e frango, o que resultou na amputação de seus membros.
O jovem, que não foi identificado, comeu as sobras de um prato encomendado na noite anterior por seu colega com quem dividia a casa, tal colega não teria terminado de consumir a comida por sentir mal-estar. Ao ingerir a refeição, o jovem teve dores abdominais e náuseas seguidos de calafrios e vômitos, dores no peito, enrijecimento da nuca, visão turva, dores de cabeça e falta de ar. Ele foi levado ao hospital pelo amigo.
Na emergência, o paciente apresentava boa oxigenação sanguínea, com leve sobressalto em seus batimentos cardíacos e em sua pressão arterial, além de palidez. Mas ao ser encaminhado para outro hospital, ele começou a apresentar dificuldade respiratória e queda nas taxas de oxigenação sanguínea. Após isso o jovem foi levado a um terceiro hospital e a um quarto hospital, onde suas condições iam piorando cada vez mais. A partir daí, o americano começou a apresentar erupções púrpuras pelo corpo.
Pavan K. Bendapudi, médico presente no caso, informou que a progressão do caso foi rápida, incluindo a SRIS (síndrome da resposta inflamatória sistêmica), que é caracterizada por febre, choque, acidose láctica grave (falta de oxigenação intracelular e acúmulo de ácido lático na corrente sanguínea) e insuficiência respiratória e renal aguda.
Exames identificaram uma infecção pela bactéria N. meningitidis, e o diagnóstico foi de um quadro de púrpura fulminante por meningococcemia. A evolução levou à necrose dos tecidos e obrigou à amputação das pernas do jovem abaixo dos joelhos, assim como de seus dedos das mãos.
Comments