Economia: tendência de compras moderadas neste Natal
Em meio a incertezas e desequilíbrios financeiros, a economia do Brasil em 2023 pode freiar as vendas do final do ano em Goiás e no país inteiro. A avaliação é feita pelos representantes do comércio goiano, que vê com preocupação a baixa procura para compras até agora.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil aponta que um a cada três trabalhadores pretende usar o 13º salário para fazer compras no Natal. E outro levantamento, também das duas instituições, estima que o tradicional amigo secreto deve movimentar R$ 6,7 bilhões na economia brasileira nestas últimas semanas do ano.
Contudo, a FCDL-GO considera que o consumidor tende a comprar, como faz anualmente, mas investindo menos na aquisição dos presentes. “A começar pela inadimplência, que persiste com altos índices, temos uma incerteza sobre como será o Brasil a partir do ano que vem. E o consumidor, sentindo isso, vai às compras com um comportamento mais conservador”, diz o presidente da instituição, Valdir Ribeiro.
Comments