Reeleito, Caiado é o primeiro governador de Goiás a vencer duas vezes em primeiro turno

Vitória em 2022 posiciona governador no grupo de políticos nacionais que alcançaram o feito de vencer duas eleições seguidas na primeira etapa do pleito eleitoral no Brasil

A reeleição em primeiro turno de Ronaldo Caiado (União Brasil) para o Governo de Goiás, neste domingo, 2, marca um feito inédito na política goiana. Ele alcançou mais de 51,8% dos votos válidos, contra 25,2% de Gustavo Mendanha (Patriota), 14,8% de Major Vitor Hugo (PL) e 6,9% de Wolmir Amado (PT). Caiado foi o primeiro político a vencer duas eleições consecutivas ao governo de Goiás no 1º turno.

Eleito pela segunda vez aos 73 anos, Caiado repete o feito das eleições de 2018, pleito em que alcançou 59,73% dos votos válidos. O governador formou neste ano uma coligação com 11 partidos e contou com o apoio de mais de 230 gestores municipais. Cenário diferente de 2018, quando recebeu apoio de apenas 14 prefeitos.

Com uma história construída no Legislativo, sendo cinco mandatos como deputado federal e um de senador, o atual governador assumiu a administração estadual em 2019, em um cenário de déficit orçamentário e inadimplência da gestão anterior. A aprovação do trabalho, pautado pela responsabilidade com os gastos públicos, redução da criminalidade, interiorização da saúde, valorização dos servidores e combate às desigualdades regionais, foi confirmada nas urnas.

A coligação “Pra Seguir em Frente” contou com o União Brasil, MDB, PSC, PDT, PP, PSD, Solidariedade, PRTB, Avante, PTB e Podemos. A chapa foi composta com o ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB) para o cargo de vice-governador.

Eleitos e Reeleitos em 1º turno
Com a vitória neste domingo, Caiado entra para o grupo seleto de candidatos em todo Brasil que conseguiram vencer, em primeiro turno, duas eleições seguidas para mandatos eletivos do Poder Executivo. Entre os nomes que mantiveram a hegemonia, está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vencedor em 1994 e 1998, ambos em primeiro turno.

Após a instituição da possibilidade de reeleição no País, até a eleição deste ano, somente 25 políticos conseguiram manter a sequência de vitórias em primeiro turno.

Go to TOP