OAB-GO: Candidatos ao Governo de Goiás assinam compromisso contra a desinformação nas eleições
Até o momento, são signatários os candidatos Cíntia Aparecida Dias (PSOL)/Federação PSOL/REDE, Helga Maria Martins de Paula (PCB) e Wolmir Amado (PT)/Coligação Juntos por Goiás e pelo Brasil
Com iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral (CECDCE), três candidaturas ao Governo de Goiás assinaram termo de compromisso pela não disseminação de desinformação e abstenção de práticas de corrupção eleitoral.
É objetivo do termo o estabelecimento de compromisso do signatário da não produção, divulgação, disseminação, ou mesmo estímulo, de conteúdos que configurem desinformação ou, ainda, praticar durante a campanha atos de qualquer natureza considerados pelo ordenamento jurídico brasileiro como ilícito, ilegal ou irregular, tidos, portanto, como corrupção eleitoral.
Até o momento, são signatários os candidatos Cíntia Aparecida Dias (PSOL)/Federação PSOL/REDE, Helga Maria Martins de Paula (PCB) e Wolmir Amado (PT)/Coligação Juntos por Goiás e pelo Brasil. Demais candidatos ao Executivo estadual anunciaram que vão assinar o termo nos próximos dias.
Para o presidente da CECDCE, Samuel Balduíno, ao assumirem o compromisso, candidatas e candidatos sinalizam a intenção de respeitarem não só as regras das eleições, mas a própria Democracia, inclusive num eventual mandato.
Eleições
Em 2022, OAB-GO lançou o movimento Eleições de Fato, cujo objetivo é enfrentar a desinformação e a corrupção no pleito eleitoral deste ano. O movimento conta com a disponibilização de um site e um perfil no Instagram para acolher denúncias dos eleitores e promover a divulgação de conteúdo que serve para identificar as fake news, com carimbos como: falso, distorcido, exagerado, insustentável ou contraditório, como um “fact checking”.
Há ainda a possibilidade de o eleitor enviar links e mídias. O movimento realiza também encontros regionais para debater o assunto. Os eventos já aconteceram em Anápolis, Piracanjuba, Itumbiara e Jataí.
Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-GO
Comments