Pesquisa Diagnóstico: Ronaldo Caiado lidera com 47,6% das intenções de voto
De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira, 10, o pré-candidato do União Brasil à reeleição venceria a disputa já no primeiro turno, caso fossem considerados apenas os votos válidos
Levantamento de intenção de voto na modalidade estimulado para o governo de Goiás, realizado pelo instituto Diagnóstico em parceria com o site Diário de Goiás e divulgado nesta quarta-feira, 10, mostra liderança isolada de Ronaldo Caiado na disputa pela reeleição no Estado. O pré-candidato do União Brasil aparece com 47,6% das intenções de votos, seguido do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), mencionado por 26% dos eleitores pesquisados. O estudo foi realizado com 900 eleitores goianos entre os dias 4 e 7 de agosto.
Na terceira colocação da disputa para o governo de Goiás aparece o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que tem 5,9% da preferência do eleitorado. Em quarto, com 1,7% das intenções de voto, vem Cintia Dias (Psol). Wolmir Amado (PT) é o quinto colocado, com 0,9% das intenções de voto. Também foram citados Helga Martins (PCB), com 0,7%; André Antônio Ferreira (Pros), que teve a sua candidatura retirada, com 0,4%, e Edgar Diniz (Novo), também citado por 0,4% dos eleitores. Nenhum/Branco/Nulo e Não sabe/Opina somaram 16,5%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e eleitores que não responderam, se a eleição fosse hoje, o governador Ronaldo Caiado seria reeleito já no primeiro turno com 57% dos votos, de acordo com a pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico.
Distante 25,9 pontos porcentuais de Ronaldo Caiado, Gustavo Mendanha soma 31,1% dos votos válidos. Em terceiro lugar, Major Vitor Hugo marca 7%. Juntos, os demais candidatos ao governo de Goiás registraram 4,9% dos válidos.
Segundo Turno
A pesquisa também quis saber em quem o eleitor votaria, caso a disputa fosse para um segundo turno entre o atual governador Ronaldo Caiado (UB) e o segundo colocado, Gustavo Mendanha (Patriota). Na simulação, Ronaldo Caiado seria o vencedor com 54,3% das intenções de voto, contra 36,3% de Mendanha. Nenhum/Branco/Nulo e Não Opinaram somaram 9,3% das respostas.
A pesquisa Diagnóstico entrevistou eleitores divididos proporcionalmente pelas regiões: Metropolitana (36,0%); Entorno DF (15,0%); Central (11,1%); Sul (7,3%); Norte/Nordeste (7,9%); Sudeste (4,6%); Oeste (6,2%); Sudoeste (9,3%); Noroeste (2,6%).
A margem de erro do estudo é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº GO-09336/2022.
As informações são do blog Nos Opinando
Comments