Câmara de Vereadores aprova triagem precoce para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista

Autor do projeto, vereador Edgar Duarte (PMB) explica que questionário aplicado para identificação do TEA é simples e específico

Em segunda e última votação, a Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou, durante sessão ordinária, o projeto de lei nº 36/2021, que trata da triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em unidades de saúde, creches e escolas municipais.

A matéria segue para o Paço Municipal, e o prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), pode vetar ou sancionar o projeto. Na sequência, é feita a publicação no Diário Oficial.

Vereador por Goiânia, Edgar Duarte (PMB)

Segundo o autor da matéria, vereador Edgar Duarte (PMB), alterações nos domínios da comunicação social, da linguagem e comportamentos repetitivos, entre 12 e 24 meses, têm sido propostos como marcadores para identificação precoce do autismo.

“Esses sinais clínicos já são identificados pela maioria dos pais a partir do primeiro ano de vida. Porém, crianças muitas vezes só terão seu diagnóstico TEA na idade pré-escolar ou até mesmo escolar. O diagnóstico tardio dessas crianças e consequente intervenção atrasada causam prejuízos em seu desenvolvimento global”, explica.

Ainda de acordo com o parlamentar, o questionário aplicado na triagem é simples, sensível e específico. “A aplicação [do questionário] não onera os cofres públicos, pois possui baixíssimo custo. Não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes, porque é aplicado junto aos pais ou cuidadores das crianças”, conclui.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Goiânia

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP