TOCANTINS – Estado recebe novo modelo de urnas eletrônicas para as próximas eleições

Equipamentos foram apresentados nesta semana e vão passar por vários testes até outubro. Estado também continuará usando urnas do modelo anterior

O Tocantins recebeu 2.050 urnas eletrônicas do modelo novo que serão utilizadas nas próximas eleições. Os equipamentos foram apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira, 25. A quantidade corresponde a 42% do total de equipamentos que serão empregados em outubro.

“Estamos iniciando a primeira etapa do processo de transparência, nosso tripé de transparência e segurança das urnas eletrônicas: como que ela funciona, se há possibilidade de falhas ou não, se há alguma irregularidade de ser sanada ou não”, explicou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente do TRE-TO.

As urnas usadas no processo eleitoral nas últimas eleições foram os modelos lançados em 2015. As apresentadas agora são modelos de 2020. O TRE-TO garante que ambas têm os mesmos requisitos de segurança.

“Elas chegaram recentemente, a gente passa por um processo de teste e aceite dessas urnas. O próximo passo é certificá-las, colocar os certificados oficiais da Justiça Eleitoral e em seguida os testes com os novos sistemas que estão sendo produzidos para eleição. Por fim, encaminhamos para os diretórios eleitorais”, explicou o secretário de tecnologia Valdenir Júnior.

Por fora dá para ver que a tela é maior e o teclado agora fica embaixo da tela. Além disso, o processador da nova máquina é 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior. A mídia de aplicação dos dados dos candidatos passou a ser em formato de pen drive, que exige menos custo de conservação.

O aparelho que ficará com o mesário também passou por mudança. A tela é totalmente gráfica e sem teclado físico, com uma superfície sensível ao toque.

“A evolução tecnológica sempre traz mais vantagens, uma delas é a velocidade e facilidade para operar. A segurança das duas permanece a mesma”, afirmou.

A distribuição das urnas para os 33 cartórios eleitorais do estado deve começar a partir de julho. A definição de quais cidades vão receber os novos modelos vai ficar a critério de cada regional.

As urnas já começaram a passar pelos três testes que são realizados antes de outubro e logo também será realizado o treinamento dos 24 mil voluntários que vão trabalhar no processo eleitoral em todo o estado.

“A gente começa por volta de julho, final de julho, e vai até setembro de acordo com as convocações dos juízes eleitorais, ai a gente vai liberando para que as pessoas comecem a fazer os treinamentos”, explicou o diretor geral do Tribunal, José Machado.

Com informações do portal de notícias G1 Tocantins
 

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP