Governo de Goiás conclama pessoas com 80 anos ou mais a tomarem 4ª dose contra Covid-19
Segunda dose de reforço nesse grupo de idosos exige também intervalo mínimo de quatro meses e está disponível nos postos de saúde dos municípios
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) convoca todas as pessoas com 80 anos ou mais a tomar a segunda dose de reforço (4ª dose) contra a Covid-19. A estratégia foi definida pelo Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde, com o propósito de dar maior proteção contra a doença a esse grupo específico de pessoas.
A Nota Técnica emitida no último dia 23 pelo ministério destaca que essa dose deve ser aplicada em todas as pessoas com 80 anos ou mais num intervalo de no mínimo quatro meses a partir da aplicação do primeiro reforço (3ª dose). Em Goiás, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), está apto a receber a segunda dose de reforço um contingente de 114.076 pessoas nessa faixa etária.
A gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho, destaca que a secretaria tem feito todos os esforços possíveis para assegurar a vacinação desse grupo de pessoas. A exemplo das demais doses, a segunda dose de reforço está sendo aplicada nos postos de saúde de todos os municípios goianos.
“Temos o compromisso de proporcionar a vacinação nos locais mais próximos às casas das pessoas”,
Clarice Carvalho, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde
Clarice Carvalho também acentua que o PNO é dinâmico e adaptável à evolução do conhecimento científico, à situação epidemiológica verificada no País e à disponibilidade das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, juntamente ao monitoramento da pandemia.
O Ministério da Saúde orienta que essa dose deve ser administrada com as vacinas Comirnaty/Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Os municípios que têm disponibilidade de vacinas foram orientados a iniciar a aplicação a partir da publicação da Nota Técnica. Clarice Carvalho informa que na Central Estadual da Rede de Frio há doses armazenadas suficientes para o início da vacinação desse grupo.
A SES-GO também está em contato contínuo com representantes das 18 Regionais de Saúde com o propósito de orientar os municípios a darem celeridade ao processo de aplicação da segunda dose de reforço às pessoas com 80 anos ou mais. Os municípios que não têm doses disponíveis estão sendo orientados a solicitar o imunizante à Central Estadual de Rede de Frio da SES-GO.
Imunossuprimidos
Além das pessoas com 80 anos ou mais, está apta a receber a segunda dose de reforço (4ª dose) a população de imunossuprimidos, entre os quais as pessoas que vivem com câncer ou HIV/aids e as que usam medicamentos que reduzem a imunidade. A Nota Técnica sobre essa estratégia foi emitida pelo ministério em fevereiro deste ano.
Clarice Carvalho também convoca toda a população goiana, de todas as idades, a completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Os dados da SES-GO, disponíveis no Painel Covid, no site da SES-GO (www.saude.go.gov.br), revelam que 772.213 pessoas em Goiás estão com a segunda dose em atraso e que 2.476.747 estão com a dose de reforço em atraso. A vacinação, conforme a gerente de Imunização, é uma das formas fundamentais e eficazes para a prevenção da Covid-19 e os agravos causados pela doença.
Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás
Comments