Estado faculta uso, mas Goiânia seguirá com utilização de máscaras em ambientes fechados

Prefeitura afirmou que antes de adotar nova medida, quer avaliar impacto de recente decisão que liberou a proteção facial em locais abertos

Embora a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tenha recomendado aos municípios goianos a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras também em locais fechados, a Prefeitura de Goiânia informou nesta quinta-feira, 24, que não adotará a medida. Pelo menos não por enquanto. As autoridades da Capital querem avaliar, primeiro, o impacto de recente decreto que liberou o uso de máscaras em locais abertos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, não há data definida para que tal decisão seja revista. “Por ora, vamos seguir acompanhando os dados diários que constam nos boletins epidemiológicos. Temos que consolidar e avaliar os dados provenientes dos dias em que o uso nos ambientes abertos se tornou facultativo”, ilustrou.

Em Aparecida de Goiânia o uso da proteção facial em ambientes fechados é opcional.

Entenda o caso
Em nota técnica divulgada na última quarta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde explicou que a decisão em desobrigar o uso de máscaras também em locais fechados nas cidades goianas seguia orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Para a SBI, locais abertos ou fechados que não promovem aglomeração são de baixo risco e que o uso de máscaras nesses locais deve ser de decisão individual, quando permitido pela legislação local.

A SES lembra ainda que a vacinação continua normalmente e tem se mostrado eficaz na prevenção a quadros graves e mortes por Covid-19. E aproveita para reforçar a orientação para aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal a se imunizarem.

Por outro lado, o uso da máscara continuaria valendo em casos de aglomerações e onde não há condições para o distanciamento entre as pessoas como sala de aula e transporte público, academias e feiras livres.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP