TOCANTINS – População comparece à ação de vacinação anticovid do ‘Busão Itinerante’
Equipes da Saúde Municipal percorreram três pontos da Capital nesta quinta-feira, 24
Para facilitar o acesso da vacinação contra a Covid-19 à população com mais de 12 anos que ainda não completou o esquema vacinal, a equipe do ‘Busão do Mais Saúde’ percorreu três pontos na Avenida Teothônio Segurado, na Capital, nesta quinta-feira, 24, com a aplicação de doses anticovid. A primeira parada do ‘Busão Itinerante’ foi no estacionamento em frente ao Banco do Brasil nas proximidades do restaurante Fogão à Lenha, onde a população pode se vacinar até às 15 horas.
A secretária Aurilene Rodrigues de Sousa, 34, chegou logo no início da programação para garantir a dose de reforço. “Achei o atendimento rápido. Estava com a dose de reforço atrasada e aproveitei a oportunidade de vacinar perto de onde trabalho”, disse. A auxiliar administrativo Gabriele Ribeiro Nogueira, 22, também aproveitou para se imunizar. “Fiquei sabendo da ação e chamei todos os meus colegas de trabalho”, completou.
Ainda na tarde desta quinta, o ‘Busão Itinerante’ se deslocou até o Supermercado Big (ao lado da MedPrev), onde permaneceu até às 17 horas. O último ponto foi na Estação Krahô, em frente ao Hotel Italian, onde ficou até às 19 horas. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que não há necessidade de agendamento prévio, mas é preciso levar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e cartão SUS.
Segunda dose e reforço
A dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos e adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. O reforço deve ser aplicado a partir do quarto mês em que a pessoa recebeu a segunda dose. Já os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda doses podem ser aplicados em adolescentes acima de 12 anos, com e sem comorbidade.
Para imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.
Comments