Nas redes, famosos e anônimos se mobilizam para que jovens tirem título de eleitor

Dados do TSE mostram baixa procura pelo documento de pessoas na idade em que votar ainda é facultativo. Segundo pesquisas, rejeição a Bolsonaro é maior entre população mais nova

Nas redes sociais, uma campanha lançada com o incentivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que jovens tirem seus títulos de eleitor e votem em outubro deste ano tem mobilizado cada vez mais os perfis críticos ao presidente Jair Bolsonaro. O público de 16 a 24 anos é o que apresenta atualmente maior rejeição à atual gestão, segundo as pesquisas de intenção de voto.

A mobilização do antibolsonarismo ocorre após Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) terem registrado, faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo para se tirar o título eleitoral, no dia 4 de maio, a mais baixa procura pelo público jovem em toda a série histórica computada pela Justiça Eleitoral, iniciada há três décadas.

Essa falta de engajamento político entre a população mais jovem fez com que inúmeros artistas aderissem a uma campanha de conscientização e incentivo voltada para esse público. 

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para poder votar vai até o dia 4 de maio. Jovens que completam 16 anos até 2 de outubro já podem solicitar o documento. 

Anitta está entre os nomes que usaram suas redes sociais para fazer um apelo aos eleitores dessa faixa etária. Ela brincou que sempre pedem para que ela “faça alguma coisa”, mas ela não pode fazer sozinha e reforçou a importância do voto.

A cantora disse que, como forma de incentivo, só vai tirar foto com fãs de 16 e 17 anos que tiverem tirado o título eleitoral. O perfil do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), inclusive, curtiu a ideia.

Vários artistas e personalidades, como Juliette, Larissa Manoela e Gil do Vigor, também entraram na campanha e estão ajudando a incentivar os jovens a tirarem o título.

Veja abaixo:

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP