Vereadores de Goiânia aprovam uso facultativo de máscaras em locais abertos
Em Aparecida, segunda maior cidade do estado, prefeito Gustavo Mendanha sancionou lei idêntica na quarta-feira, 16
Quase lá! Por unanimidade, os vereadores de Goiânia aprovaram em segunda votação, durante sessão realizada nesta quinta-feira, 17, a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos da Capital. Para entrar em prática, porém, este projeto de lei precisa ser sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que, na sequência, deve publicar decreto no Diário Oficial do Município.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), acredita que a flexibilização do uso de máscaras em Goiânia entre em vigor já nesta sexta-feira, 18. Ele também lembrou que não haverá liberação do uso de máscaras em ambientes fechados.
Segundo o vereador do MDB, o prefeito deverá baixar um decreto regulamentando a nova lei e estabelecendo parâmetros legais e exigências para o uso de máscaras em locais fechados, como ônibus, shoppings, comércio, academias, entre outros.
Antes de ser votado no Plenário, o projeto foi aprovado, em segunda votação, na Comissão de Saúde. O parecer do relator da matéria, vereador Marlon Teixeira (Cidadania), foi favorável à proposta do Paço.
Aparecida de Goiânia
Na segunda maior cidade do Estado, o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido, FOTO À ESQUERDA) já sancionou, na última quarta-feira, 16,a lei que torna facultativo uso de máscara em Aparecida. Uma portaria será publicada nesta quinta-feira, 17, mantendo o uso obrigatório em unidades educacionais e de saúde, órgãos públicos, terminais de ônibus, veículos de transporte coletivo, táxi, transporte por aplicativos.
Também será mantida a obrigatoriedade para pessoas com sintomas da Covid-19, gripe ou que tiverem contato com caso suspeito ou confirmado da doença nas últimas 48 horas, mantendo isolamento social conforme orientações de Saúde.
“A decisão considera a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da estratégia de vacinação – considerando que 77,87% da população acima de 12 anos está vacinada – e a diminuição de casos mais graves da doença, bem como o número de mortes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.
Comments