Procissão do Fogaréu deve marcar a “retomada cultural” do Governo do Estado

Evento, que estava suspenso por conta do período pandêmico, deve retornar na Semana Santa, em abril

Depois de a Prefeitura de Goiânia anunciar, no início desta semana, a retomada de shows, apresentações públicas e até carnaval de rua fora de época, entre outras atividades culturais, chegou a vez de o Governo de Goiás também sinalizar o retorno de eventos tradicionais que haviam sido suspensos em diferentes regiões do estado por conta do período pandêmico.

Os adeptos de festas religiosas e culturais já podem se programar porque a primeira grande celebração que deve retornar ao calendário goiano será a Procissão do Fogaréu, realizada durante a Semana Santa na cidade de Goiás. Ela deve ser a primeira a ser concretizada de forma presencial, já no dia 13 de abril.

Segundo o secretário da Retomada, César Moura, o governo do Estado irá investir mais de R$ 7 milhões para a realização destas festas, que reúnem turistas de todo o país e movimentam a economia goiana. “Estamos preparando todos os eventos, com presença de público. O Circuito das Cavalhadas, em 12 municípios. A gente está preparando também o Fica presencial, o Canto da Primavera e o Festival de Teatro de Porangatu”, detalhou.

Pirenópolis, por exemplo, será uma das cidades que sediará as Cavalhadas este ano. Porém, em outro local, pois o tradicional Cavalhódromo está em reforma por conta de problemas estruturais. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, estas festividades do Divino Espírito Santo estão agendadas para os dias 5, 6 e 7 de junho.

Romaria do Divino Pai Eterno
Um estudo também está sendo feito para a volta da tradicional romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. “Acreditamos que é possível realizar a festa de Trindade. Mas entendemos também que é necessário chamar o Estado, a igreja, para juntos debatermos e realizarmos uma festa que seja segura para nossa população e para os romeiros”, explicou Cristiano Galino, presidente Grupo de Operações Especiais de Saúde (GOE) de Trindade.

Após reunião realizada nesta quarta-feira, 16, o prefeito Marden Júnior e o reitor do Santuário, padre João Paulo dos Santos, optaram por esperar a evolução do quadro epidemiológico da covid-19 antes de baterem o martelo sobre o formato em que será realizada a Romaria neste ano. Esta decisão está prevista para maio.

A Romaria do Divino Pai Eterno de 2022 vai ocorrer entre 24 de junho e 3 de julho. O prefeito Marden Júnior diz que a cidade estará preparada para qualquer cenário, inclusive uma festa presencial, mas com restrições.

Com informações do Governo do Estado e da Prefeitura de Trindade

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP