Zelensky afirma, de forma categórica, que Rússia vai atacar território da Otan

Neste domingo, a Rússia atacou uma base militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, país que integra a Otan

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu novamente à Otan uma zona de exclusão aérea em seu país e advertiu que caso contrário, membros da aliança militar – a Otan –  serão atacados pela Rússia.

“E agora repito novamente: se vocês não fecharem nossos céus, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam em seu território, no território da Otan, nas casas dos cidadãos da Otan”, disse em pronunciamento pela internet.

Neste domingo, 13 de março, 35 pessoas morreram em ataques aéreos contra uma base militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, país que integra a Otan.

Zelensky ainda falou aos ucranianos: “Passamos pela pior privação da nossa história, mas ainda é preciso lutar para proteger o que temos de mais precioso”.

“Nós vamos vencer, acredito nisso”

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Fuga
Também neste domingo, mais de 5.550 pessoas foram retiradas das cidades na linha de frente do enfrentamento entre russos e ucranianos, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, em um vídeo.

Eles puderam escapar por nove corredores humanitários. Pelo menos 3.950 foram retirados de vilas e cidades da região de Kiev.

Nova rodada
O assessor da Presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak [FOTO À ESQUERDA], que integra a delegação responsável pelas negociações com a Rússia, disse neste domingo que os dois países participarão de uma nova rodada de negociações na segunda-feira, 14.

Ele disse que na última semana, os representantes dos dois países se mantiveram em contato “de forma ininterrupta” por videoconferências e que grupos de trabalho “estão em constante funcionamento”.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP