Goiás lidera ranking nacional de serviços públicos digitais

Goiás ocupa a primeira posição no ranking nacional dos estados com maior oferta de serviços públicos digitais, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na última terça-feira (13/05). O estudo avaliou todas as unidades federativas brasileiras com base em 35 critérios distribuídos em três dimensões: capacidade para oferta digital de serviços, quantidade de serviços digitais disponíveis e regulamentação voltada à modernização do setor público.

Com mais de 700 serviços totalmente digitalizados, Goiás se destaca na dimensão de Eficiência da Máquina Pública no Ranking de Competitividade dos Estados. Esta é a segunda vez que o estado é reconhecido pela excelência na digitalização. Em 2024, a gestão estadual foi premiada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), como o estado mais digital do país.

Esses avanços são resultado da estratégia do governo estadual, que tem priorizado a transformação digital como ferramenta para facilitar o acesso da população aos serviços públicos e melhorar a gestão. A digitalização tem aumentado a eficiência, reduzido custos e ampliado a acessibilidade, especialmente para quem vive fora dos grandes centros urbanos.

A inovação continua em ritmo acelerado. Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA). A proposta foi aprovada por unanimidade em primeira votação no dia 13 de maio.

O projeto reforça o compromisso de Goiás em se consolidar como referência nacional e internacional em tecnologia, incorporando ferramentas de IA para aprimorar os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

“Estar na liderança em serviços digitais é fruto de uma política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão. Agora, com o incentivo à Inteligência Artificial, Goiás dá um novo passo rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível”, afirmou o governador.

A transformação digital também tem sido levada aos municípios. A criação da Rede Estadual de Transformação Digital já alcançou 114 cidades. Um dos primeiros programas implantados foi o Prefeitura sem Papel, que promove a digitalização dos processos administrativos locais.

“Nosso objetivo é fazer de Goiás um exemplo nacional de transformação digital”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. A estratégia inclui a oferta de modelos inovadores de governança, capacitação de lideranças locais e a criação de frameworks adaptáveis às diferentes realidades municipais.

“Isso demonstra nosso compromisso com um governo mais eficiente, transparente e acessível a todos”, complementa o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Em outra frente, o governo também apoia a digitalização de empresas e municípios por meio do Hub Goiás, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). A iniciativa oferece suporte técnico e financeiro para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas, além de ajudar os executivos municipais em seus processos de digitalização.

Reconhecimento internacional

Em abril, Goiás conquistou a certificação ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação. O selo, concedido pelo Organismo Nacional de Certificação de Sistema de Gestão Empresarial (ONC Certificação), atesta a excelência da Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI), da Secretaria-Geral de Governo (SGG), na digitalização dos serviços públicos e na gestão de contratos. A certificação tem validade até 2028.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP